Como proceder em caso de sinistro

Se tiver um acidente, o que fazer?

1. A primeira coisa a ser feita é recolher todos os elementos que identifiquem os intervenientes, nomeadamente;

2. Recolher todos os elementos de identificação do seguro, nomeadamente o nome da seguradora, número da apólice e respectivo vencimento;

3. Identificar as testemunhas oculares;

4. Se possível, procurar acordo através do preenchimento, pelos dois condutores, da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.), que deverá ser assinada por ambos. Cada condutor deve ficar com um exemplar para entregar na sua Seguradora;

5. No caso de impossibilidade de assinatura da declaração amigável, se houver divergências entre os condutores sobre a responsabilidade do acidente, ou sempre que haja lesões corporais, deve solicitar-se a presença das autoridades policiais.

6. Participar o acidente à Seguradora. Existe um prazo de 8 (oito) dias para participar um acidente, prazo esse que deve ser cumprido.

 

E se um dos condutores não tiver seguro?

Se algum dos condutores não exibir documentos comprovativos do contrato de seguro, os outros intervenientes no acidente devem, de imediato, solicitar a presença das autoridades policiais, sem prejuízo de serem recolhidos os dados atrás referidos, em particular a matrícula e a identificação do condutor, e pedir informações ao Departamento de Atendimento e Comunicação do ISP sobre a forma de localizar a Seguradora a da matrícula, ou de recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (F.G.A.), caso não exista seguro válido.

E se for para o estrangeiro?


O automobilista deve verificar se tem a sua Carta Verde válida para todo o período da viagem para os países que vai visitar. O contrato de seguro obrigatório é valido para todos os países indicados na Carta Verde.
No entanto, para que, saindo de Portugal, mantenha as coberturas facultativas, como por exemplo os danos próprios, é necessário na maior parte dos casos, pedir antecipadamente à Seguradora uma extensão territorial, pagando eventualmente uma quantia suplementar.